5 de novembro de 2011

ZENROREN FAZ SIMPÓSIO SOBRE TRABALHO TEMPORÁRIO

A Confederação Sindical Nacional - Zenroren - realizou no dia 29 de outubro, no distrito de Bunkyo, Tokyo, o seminário Legislação sobre Trabalho Temporário, com a participação de sindicalistas especialistas na área e de um ex-diretor do escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) na Ásia, órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU).

O simpósio denunciou a situação de insegurança a que estão submetidos os trabalhadores temporários, que não tem garantia de continuidade no emprego. Muitos deles ficam até mesmo sem os principais benefícios garantidos pela legislação trabalhista em vigor como férias remuneradas, dentre outros tipos de licenças, comentou o advogado Keichiro Tsumi.

Os palestrantes lembraram também que algumas empresas desrespeitam o Artigo 8 da Lei de Haken que proíbe tratamento discriminatório aos trabalhadores temporários.

A foto é da Zenroren.

TVs JAPONESAS TEM QUEDA DE RECEITA NO PRIMEIRO SEMESTRE FISCAL

Os quatro maiores canais de TV do Japão - TV Fuji, TV Nippon, TBS e TV Asahi - tiveram queda de receita no primeiro semestre fiscal de 2011, que abrange o período de abril a setembro, informou a agência Jiji.

A queda da receita publictária foi provocada pelo tsunami de 11 de março.

PREMIÊ JAPONÊS ANUNCIA AUMENTO DO IMPOSTO DE CONSUMO

JAPÃO AJUDA EMPRESA DE FUKUSHIMA A INDENIZAR VÍTIMAS DO TSUNAMI

3 de novembro de 2011

TOKYO REALIZA CONSULTAS TELEFÔNICAS SOBRE TRABALHO NÃO-REGULAR

Nos dias 9 e 10 de novembro, das 10h às 19h, o governo de Tokyo realiza a "Consulta Geral por Telefone", quando especialistas estarão atendendo dúvidas sobre trabalho temporário, trabalho em empreiteiras e contrato por tempo determinado.

"De repente, a empreiteira me mandou parar de trabalhar...", "Trabalhor temporário pode ter Seguro Desemprego?", "A empresa que trabalho faliu...", "Posso ficar sem receber o salário...", são algumas das dúvidas que poderão ser consultadas pelo telefone 0570-00-6110, somente em japonês e nos dia 9 e 10 de novembro.

Atenção! Não haverá tradução para outras línguas.

TOKYO RECEBE EVENTO SOBRE ESCOLAS ESTRANGEIRAS

Dia 11 de novembro acontece no Prédio 2 da Sede do Governo de Tokyo, o evento "O direito à educação das crianças das escolas estrangeiras sob a perspectiva da Convenção dos Direitos da Criança", organizado pela Rede Institucional de Garantia das Escolas Estrangeiras e Étnicas de Tokyo.

"Quantas escolas para crianças estrangeiras existem em Tokyo? Quantas crianças estudam nelas? Qual a situação dessas escolas e dos alunos?", serão alguns dos temas discutidos no encontro.

Será apresentado o documentário "Escola", feito com estudantes brasileiros de Kanagawa.

Quem quiser participar deve entrar em contato com o AITS Escritório de Advocacia de Tokyo, pelo telefone 03-5362-0907.

31 de outubro de 2011

CRBE SE REÚNE COM PARLAMENTARES QUE TÊM PROJETOS PARA BRASILEIROS NO EXTERIOR

O presidente do CRBE, Carlos Shinoda, faz encontro no mês de novembro, em Brasília, com parlamentares que possuem projetos voltados aos brasileiros no exterior. Os principais projetos de lei parados no Congresso são os que dão o direito aos brasileiros vivendo fora do país de elegerem deputados e senadores que os representem no legislativo brasileiro.

O projeto mais antigo que aborda o assunto é do senador Cristóvam Buarque (PDT-DF) e "altera o art. 45 da Constituição, para conceder ao brasileiro residente no exterior o direito de votar nas eleições" para governador, prefeito e senador. O PEC (Projeto de Emenda Constitucional) 005/2005 está há seis anos tramitando no Congresso sem que o senador consiga discutí-lo e votá-lo no Senado.

O outro projeto é de autoria do deputado Manoel Júnior (PMDB-PB) e "acrescenta o parágrafo 3º ao art. 45 da Constituição Federal para conceder aos brasileiros residentes no exterior o direito de eleger seus representantes à Câmara dos Deputados". O deputado é o autor da emenda rejeitada pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados que instituía 2% de taxa sobre a remessa de dinheiro para o Brasil dos brasileiros vivendo no exterior.

Shinoda pretende discutir com os parlamentares formas de mobilização que levem a rápida aprovação das propostas.

A iniciativa do encontro partiu da Equipe do Blog CRBE Japão e do presidente do Conselho, Carlos Shinoda.

JAPÃO INTERVÉM NO CÂMBIO PARA CONTER A ALTA DO IENE

PANASONIC PREVÊ PREJUÍZOS EM 2011

A Panasonic anunciou que deve fechar o ano fiscal de 2001 com 420 bilhões de ienes em prejuízos, informou a agência Kyodo.

A empresa prevê queda de 4,5% nas vendas até março de 2012, quando termina o ano fiscal.