17 de novembro de 2011

LEI DE HAKEN DEVE FICAR COMO ESTÁ

O Partido Democrático, o Partido Liberal-Democrata e o Partido Novo Komeito resolveram deixar a Lei de Haken como está.

Os três maiores partidos japoneses deverão votar a favor da manutenção da atual lei e da continuidade dos contratos por cadastro - chamados de tourokugata -, e da permissão desse tipo de trabalho na indústria.

A esperada proibição do envio de trabalhadores terceirizados por contrato sem tempo determinado, como queria o movimento sindical e as associações de advogados trabalhistas, não deve acontecer.

A proibição deve se transformar apenas numa orientação às empreiteiras para não praticarem o tourokugata, contratando os trabalhadores como efetivos.

Os três partidos tomaram a decisão alegando que os atuais trabalhadores das empreiteiras teriam reduzida a oferta de trabalho se a proibição fosse aprovada.

EMPRESAS FAZER RECALL DE SABONETES E SHAMPOOS

As empresas fabricantes de shampoos e sabonetes estão fazendo o recall de cerca de 4 milhões de unidades de 34 tipos de produtos diferentes vendidos no Japão, informou a Majirox News.

O alerta foi divulgado pela Agência de Proteção ao Consumidor.

A alergia pode estar sendo provocada pelo glúten de trigo presente nos produtos. A marca mais focada pelos testes de alergia é a do sabonete Cha no Shizuko, fabricado pela empresa Yuka Cosmetics. A foto é do Majirox News.

MULHERES JOVENS E DA REGIÃO SUDESTE REPRESENTAM MAIORIA DOS EMIGRANTES BRASILEIROS

JAPÃO ESTUDA PROIBIR VENDA DE ARROZ DE FUKUSHIMA APÓS DETECTAR CÉSIO

15 de novembro de 2011

TAILANDESES COMEÇAM A RECEBER VISTOS PARA TRABALHAR NO JAPÃO

O governo japonês começou a emitir vistos para os trabalhadores das fábricas japonesas na Tailândia atingidas pelas inundações, informou a agência Jiji.

Os vistos de trabalho no Japão serão de seis meses e beneficiam milhares de trabalhadores tailandeses de cerca de 30 fábricas japonesas.

Eles atuarão em unidades fabris em Tokyo e Fukushima. Na foto, fábrica da Honda na Tailândia.

CHINESA COM VISTO PERMANENTE GANHA CAUSA NO TRIBUNAL

AICHI LANÇA LIVRETO SOBRE SEGURO DESEMPREGO

A Secretaria de Trabalho de Aichi publicou em outubro um livreto sobre Koyou Hoken, mas conhecido como Seguro Desemprego. O livreto é todo em japonês, mas com um pouco de esforço e um bom dicionário, é possível entender sobre o sistema do seguro, salário mínimo, dentre outros assuntos relativos ao tema.

Enquanto aguardamos que a versão em português seja publicada,  baixe o livreto em japonês aqui.

ESTUDO REVELA ÍNDICES DE CÉSIO A 500 KM DE FUKUSHIMA

NIIGATA FAZ CONSULTA JURÍDICA PARA ESTRANGEIROS

A Associação dos Advogados de Niigata realiza, no dia 19, consulta jurídica para estrangeiros, incluindo brasileiros, na cidade de Niigata.

Clique aqui saber mais.

14 de novembro de 2011

PIB DO JAPÃO AVANÇA 6% NO TERCEIRO TRIMESTRE

PEDIDOS DE MÁQUINAS CRESCEM 40,4%

A Associação Japonesa de Fabricantes de Máquinas Industriais registrou aumento de 40,4% nos pedidos de máquinas em setembro, se comparado ao mesmo período de 2010, informou o Nihon Keizai.

No período abril-setembro, o aumento foi de 17,3%, impulsionado por máquinas e caldeiras geradoras de energia. A venda de tanques fabricados para a indústria petrolífera também colaborou para o aumento.

INCÊNDIO PARALISA FÁBRICA EM YAMAGUCHI

Um incêndio na fábrica da Tosoh Corporation, em Yamaguchi, obrigou a empresa a suspender o fornecimento de policloreto de vinila, material mais conhecido como PVC e usado em vários ítens da construção civil e da indústria de calçados.

A fábrica, na cidade de Shunan, responde por 30% da produção nacional do material. A foto é da empresa.

TRABALHADOR TRANSFERIDO PARA O EXTERIOR PODERÁ TER ACRÉSCIMO SALARIAL DE 25%