CRBE EM AÇÃO

CRBE RECEBE APOIO DE PELÉ

O Rei do Futebol, Pelé, se colocou à disposição para colaborar com o Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior (CRBE) depois de um encontro com o presidente da entidade, Carlos Shinoda, no dia 17, durante visita à cidade de Natori, em Miyagi.

A visita foi organizada pelo Movimento Brasil Solidário e pela Embaixada do Brasil. Pelé entregou cobertores em Natori e visitou escolas.

Shinoda expôs ao ex-ministro dos Esportes a situação dos brasileiros no exterior e, em especial, a dos brasileiros no Japão relacionadas à educação das crianças nas escolas brasileiras e japonesas e, principalmente, das crianças que não frequentam nenhuma escola.

Pelé ficou sabendo ainda das principais demandas dos três milhões de brasileiros no exterior, dos desafios enfrentados nessa primeira gestão do CRBE e do trabalho voluntário sem remuneração.
...............................................................

UM PAINEL COM A PRESENÇA DE TODOS OS CONSELHEIROS

Na primeira semana deste mês, o presidente do Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior (CRBE), Carlos Shinoda, e o titular, Angelo Ishi, participaram do painel do CRBE no Focus Brasil, em Tóquio. Apesar do painel ter sido realizado numa sexta-feira e com a proximidade de um tufão, houve uma boa participação do público.

Os dois suplentes da Região 4, Sandra Kudeken e Wilson Hayashida, também participaram do evento. O embaixador Eduardo Gradilone veio de Brasília para prestar esclarecimentos sobre o adiamento da 4a. Conferência Brasileiros no Mundo.

Segundo Angelo Ishi, "houve uma troca de ideias construtiva entre os palestrantes e o público. Espero, em ocasião oportuna, comentar sobre a apresentação que fiz lá. Por enquanto, cabe esclarecer que o Focus Brasil não é um evento do governo, mas sim da iniciativa privada, organizado anualmente nos Estados Unidos. Este ano, pela primeira vez, eles fizeram uma edição do Focus Europa em Londres e um Focus Ásia no Japão. O Shinoda esteve no Focus dos Estados Unidos e de Londres. Eu pude participar somente do Focus de Londres, como observador por minha própria conta, diga-se de passagem".

Para o conselheiro do CRBE, "em todos os Focus houve um painel do CRBE, mas vale ressaltar que o nosso painel do Japão foi o que teve o maior índice de presença dos conselheiros, com todos os titulares e suplentes compondo a mesa. Espero que os bons entendedores percebam que muitas das farpas que são (levianamente) lançadas sobre o CRBE não valem para o nosso caso no Japão".

A representante da comunidade brasileira na China, Raquel Martins, também participou do evento. Leia mais no link http://focusbrazil.com/ .
..............................................................

CRBE VAI ATÉ NAGANO OUVIR OS BRASILEIROS

O presidente do Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior (CRBE), Carlos Shinoda, esteve em Nagano com o objetivo de conhecer melhor e discutir os problemas e anseios da comunidade local.

Convidado para participar do Arraial de Ueda, que completou o décimo terceiro ano, Shinoda pode encontrar em um só local as principais lideranças da comunidade na região, além de travar contato com dezenas de brasileiros.

O evento envolveu a participação e a colaboração da população de oito cidades de Nagano: Ueda, Minowa, Ida, Sagaki, Nagano, Shiojiri, Matsumoto e Ina. Houve apresentação de grupos culturais e musicais de brasileiros, latinos e japoneses.
Foi elaborado um abaixo-assinado pedindo a volta dos consulados itinerantes e a aplicação de testes em português para a concessão da habilitação de veículos. O prefeito de Ueda, Shoichi Motai, esteve presente e aderiu ao abaixo-assinado (foto).

Shinoda fez a leitura da mensagem do embaixador Marcos Galvão, felicitando os organizadores e participantes do Arraial de Ueda, que se tornou um tradicional evento da comunidade brasileira reunindo expressivo número de brasileiros da região. "Além de promover a integração entre brasileiros e japoneses, a festa promove a divulgação de tradições brasileiras", disse o embaixador na mensagem. Foi sentida a ausência do Consulado Itinerante que todos os anos vinha participando do Arraial.
Parte do lucro das vendas será doado para as vítimas do Terremoto do Leste do Japão. Foram recolhidas doações para as cidades de Minami Sanriku, Souma e Ishinomaki, em Miyagi.
O custo da viagem foi inteiramente pago por Carlos Shinoda. Não houve nenhum tipo de ajuda de empresas ou do estado. O presidente do CRBE ouviu muitos pedidos pela volta dos consulados itinerantes na região. "Falta as autoridades brasileiras, principalmente o Consulado Geral do Brasil de Tóquio, fazer a parte deles. A comunidade não está pedindo nenhum favor, isso é um direito", disse Shinoda em entrevista à IPCTV.