14 de outubro de 2011

FUNCIONÁRIO DA IMIGRAÇÃO OFENDE ESTRANGEIROS

Um funcionário do Centro da Imigração de Ushiku, em Ibaraki, comentou no dia 13 que se divertia ao maltratar estrangeiros que estavam detidos no local, informou a agência Kyodo.

Grupos de defesa dos direitos humanos protestaram contra o comentário do funcionário. A administração do Centro pediu desculpas pelo ocorrido e afastou o funcionário do setor que atuava.

O Centro da Imigração de Ushiku foi alvo de atenção da imprensa estrangeira no país devido ao suicídio de um jovem brasileiro em fevereiro de 2010 e uma greve de fome em maio do mesmo ano.

KIRIN JÁ PODE COMPRAR A SCHINCARIOL

A cervejaria Kirin anunciou no dia 11 que um tribunal de São Paulo revogou liminar que bloqueava a compra de parte da Schincariol pela empresa japonesa, informou a AP.

A Kirin ficará com o controle de 50,45% das ações da Schincariol.

FUKUSHIMA DIZ QUE ARROZ PRODUZIDO NO LOCAL ESTÁ BOM PARA O CONSUMO

O governo de Fukushima liberou o consumo do arrroz colhido na província e que estava ameaçado pela radioatividade liberada no acidente nuclear de março, informou a TV TBS.

Foram feitos testes com 1.174 amostras do produto plantado em 48 cidades da região e, segundo o governo de Fukushima, os níveis de césio ficaram abaixo dos 500 becquerels, exigidos pelo governo central.

Como medida de precaução, o governo da província vai comprar toda a produção.

TERREMOTO DE MARÇO ATINGIU CAMADAS MAIS ALTAS DA ATMOSFERA

RADIAÇÃO É DETECTADA EM TÓQUIO; ORIGEM ESTARIA EM GARRAFAS

13 de outubro de 2011

PEQUENOS E MÉDIOS FABRICANTES VÃO INVESTIR MAIS ATÉ MARÇO DE 2012

Os pequenos e médios fabricantes devem investir 9,7% a mais no ano fiscal de 2011, que termina em março de 2012, se comparado a 2010, informou o Nihon Keizai. Dos 17 setores pesquisados, 13 afirmaram que vão gastar mais em instalações e equipamentos.

Entre os setores que mais investirão estão os de maquinaria, química, metal e exportação. Entre os quatro setores que haverá queda estão os de equipamentos de transporte e impressão.

BÔNUS DE INVERNO SERÁ MAIOR QUE DO ANO PASSADO

O bônus de inverno da maioria das empresas japonesas deve ter aumento de 4,7% se comparado a 2010, informou a Federação das Organizações Empresariais do Japão (Keidanren). Segundo a agência Jiji, o valor médio ficará em torno de 810 mil ienes.

Os maiores aumentos ficarão com os trabalhadores da indústria metalúrgica e de maquinaria. Mas no setor automotivo e de papel, o bônus será menor que do ano passado.

IENE FORTE PODERIA PROVOCAR ÊXODO INDUSTRIAL NO JAPÃO

12 de outubro de 2011

DISTRITO DE TOKYO APRESENTA ALTO NÍVEL DE RADIOATIVIDADE

O distrito de Setagaya, na capital japonesa, onde reside grande parte da burguesia de Tokyo, registrou altos níveis de césio radioativo, informou a TV Asahi.

A radioatividade numa parte do distrito é maior que na cidade de Iidate, em Fukushima, na fronteira da zona de exclusão.

QUANTIDADE ANORMAL DE ESTRÔNCIO É ENCONTRADA EM YOKOHAMA

Quantidades anormais de estrôncio foram encontradas no alto de edifícios de Yokohama, em Kanagawa, a 250 quilometros de distância da Usina Nuclear de Fukushima, informou a Kyodo.

A descoberta preocupou o governo japonês que não esperava encontrar grande quantidade de elementos radioativos na cidade, a segunda maior do país e próxima a Tóquio.

SENTIMENTO DE INSEGURANÇA ECONÔMICA AUMENTA 2%

Uma pesquisa do governo feita em setembro revelou que o clima de insegurança aumentou 2% entre lojistas, taxista e setores mais sensíveis às mudanças econômicas, informou a agência Jiji.

O governo, que vinha apontando o terremoto de 11 de março como o principal fator para a desaceleração da economia, acresentou mais um protagonista a onda pessimista: a alta do iene.

SONY VÊ PERSPECTIVAS "NEBULOSAS" NESTE FINAL DE ANO

DILMA SANCIONA LEI QUE DÁ 90 DIAS DE AVISO PRÉVIO

11 de outubro de 2011

TRABALHADORES NÃO-REGULARES CONTRATADOS POR EMPREITEIRAS SÃO MINORIA

Dados do governo japonês divulgados em maio mostram que o total de trabalhadores não-regulares no país é de 17.550.000 ou 34% do total da força de trabalho, sendo a minoria - apenas 960 mil - contratada pelas empreiteiras.

Segundo o relatório do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-estar Social, os trabalhadores não-regulares estão dividos em temporários (パート), arubaito(アルバイト), contrato por tempo determinado(契約社員), funcionários de empreiteiras(派遣社員) e outros(その他).

Os trabalhadores do primeiro grupo somam 8,47 milhões ou 48,3% do total. São os trabalhadores com contrato temporário sem tempo definido feito diretamente com os empregadores e sem a intermediação de empreiteiras. O trabalhadores chamados arubaito chegam a 3,47 milhões ou 19% do total. Em seguida aparecem os trabalhadores com contrato por tempo determinado totalizando 3,30 milhões ou 18%. Os trabalhadores ligados às empreiteiras seriam a minoria com 960 mil ou 5,5% do total.

Em fevereiro de 1990, a maioria dos trabalhadores não-regulares (30%) estava na faixa de 15 a 24 anos de idade. Dez anos depois, a faixa etária que predomina o setor (40%) é entre 55 e 64 anos de idade.

Ainda segundo o relatório, o total de trabalhadores não-regulares em 1990 era de 881 mil ou 20% do total da força de trabalho. Esse número chegou ao pico em 2008, com 17.600.000 ou 34% da força de trabalho do país, recuando em 2009 (17.210.000) e subindo novamente em 2010.

É essa alta da contratação de não-regulares de 2009 para 2010 que leva os especialistas a preverem uma nova onda de demissões, já que esses trabalhadores podem ser facilmente dispensados.

PRIMEIROS NOVE MESES DE 2011 MARCAM QUEDA DE CRIMES ENVOLVENDO BRASILEIROS

O número de crimes graves envolvendo brasileiros caiu nos primeiros nove meses de 2011 se comparado ao mesmo período do ano passado, informou a Agência Nacional de Polícia (ANP).

Segundo o relatório da ANP divulgado hoje (11), o número de brasileiros envolvidos em crimes graves caiu de 59, entre janeiro e setembro de 2010, para 46, entre janeiro e setembro de 2011.

Houve queda em todos os tipos de crimes com exceção dos crimes sexuais (dois envolvidos no período) e roubo de automóveis ou autopeças (21 envolvidos no período).

Em todo o Japão, a maioria das violações do Código Civil e Penal por japoneses e estrangeiros recuaram com exceção dos crimes envolvendo prostituição e roubo de veículos e autopeças.

CIDADE EM MIYAGI FECHA ABRIGO PARA VÍTIMAS DA CATÁSTROFE DE MARÇO

EXOESQUELETO ROBÓTICO AJUDA PARAPLÉGICOS A ANDAR

EX-PRIMEIRO-MINISTRO TERIA REVELADO SEGREDO SOBRE EVACUAÇÃO EM MASSA DA REGIÃO DO DESASTRE NUCLEAR

Segundo o site The Corbett Report, o ex-primeiro ministro Naoto Kan teria dado uma entrevista tensa à agência Kyodo revelando que havia um plano de evacuação de 30 milhões de pessoas num raio de 250 quilometros da usina de Fukushima, por causa do acidente nuclear.

O plano não foi levado a diante devido ao pânico que iria causar em todo o país e a uma possível perda de controle da situação pelo estado japonês.

Clique na foto abaixo e acesse o site em inglês.

10 de outubro de 2011

GOVERNO VAI MANTER MEDIDAS DE APOIO AOS NIKKEIS E TRABALHADORES ESTRANGEIROS

O governo divulgou no dia 27 de setembro um pacote de medidas trabalhistas para serem implementadas em 2012 e que mantém as políticas de atendimento e apoio aos trabalhadores estrangeiros.

Segundo o documento do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-estar Social, o governo deve tomar medidas para oferecer um trabalho constante e estável aos nikkeis e trabalhadores estrangeiros, e incentivar as empresas no desenvolvimento das habilidades desses trabalhadores em parceria com universidades japonesas.

Serão mantidos os atuais sistemas de atendimento e informações trabalhistas, dando especial atenção aos trabalhadores dos países membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) como o Camboja, o Laos e a Índia.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) também será convidada a colaborar com o desenvolvimento de políticas de segurança social.

O pacote contém ainda outros cinco pontos, dentre eles, medidas para fortalecer a reconstrução do leste do país e para gerar empregos num ambiente de iene alto; promoção do emprego para jovens, mulheres, idosos e pessoas que necessitam de cuidados especiais; apoio ao desenvolvimento de habilidades humanas; criação de uma rede eficiente de assistência social; e defesa de um trabalho decente para todos.

CRIANÇAS DE FUKUSHIMA COMEÇAM A FAZER TESTES DE TIROIDE

MIYAGI REGISTRA TERREMOTO DE 4 GRAUS

Um terremoto de Grau 4 na escala japonesa atingiu hoje, às 11h46, a província de Miyagi. O epicentro foi no litoral da província, mas não há perigo de tsunami. A cidade que mais sentiu o tremor foi Kakuda. Na escala Richter, o terremoto marcou 5,6 graus. Veja o mapa da Agência de Meteorologia.

9 de outubro de 2011

AICHI REALIZA WORKSHOPS SOBRE LEI DE HAKEN

O Departamento Trabalhista da Província de Aichi realiza em novembro três workshops sobre a atual Lei de Envio de Trabalhadores Terceirizados. O objetivo é esclarecer a trabalhadores e empregadores o uso da atual lei a fim de otimizar a contratação de terceirizados e temporários, evitando mal entendidos.

A iniciativa surge com a experiência dos problemas envolvendo as demissões ocorridas depois da quebra do banco Lehman Brothers, em setembro de 2008.

Os workshops são grátis, abertos a qualquer pessoa ou entidade interessada e acontecem em Toyohashi (9/11), Kariya (18/11) e Nagoya (28/11).

A ação é uma iniciativa do Ministério do Trabalho, Saúde e Bem-estar Social, do Escritório de Normas e Inspeção Trabalhista e do governo de Aichi.

Mais informações pelo telefone 052-219-5587. Clique no panfleto acima para ampliar.

TOYOTA PEDE AS FORNECEDORAS QUE REDUZAM OS CUSTOS

A Toyota está pedindo a todos os fornecedores de autopeças que reduzam os custos para que a empresa possa enfrentar a alta do iene, mantendo as encomendas internas, informou a Bloomberg.

A medida deve obrigar as fornecedoras a oferecer salários-hora mais baixos e compensar a redução com o aumento de horas-extras evitando a contratação de mais pessoal. Para os que estão empregados e necessitam fazer horas-extras, a medida vem em boa hora. Mas para quem está na fila a espera de uma vaga, a recolocação deve demorar ou nem acontecer. Os sindicatos ligados aos trabalhadores efetivos da montadora já aceitaram subir o teto de horas-extras.

As montadoras ameaçam importar autopeças, já que o iene a 76 por dólar compensa encomendar fora do país paralisando a produção interna que é terceirizada. A Toyota está tentando se adaptar a um cenário em que o dólar ficaria cotado a 75 ienes.

TEPCO INICIA RETIRADA DE HIDROGÊNIO EM USINA DE FUKUSHIMA

CAÇAS F-15 DO JAPÃO PARADOS EM TERRA APÓS NOVO ACIDENTE