17 de dezembro de 2011

GOVERNO PLANEJA TORNAR OBRIGATÓRIA A RECONTRATAÇÃO DE EMPREGADOS IDOSOS

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social planeja tornar obrigatória a recontratação dos trabalhadores que chegam a idade de se retirar da empresa.

No Japão, os empregados que alcançam os 60 anos de idade, tem de se afastar da empresa, recebendo todos os direitos trabalhistas.

No entanto, a fim de manter esses trabalhadores contribuindo para a previdência, o governo pensa em criar a obrigatoriedade das empresas recontrarem esses mesmos empregados até os 65 anos de idade.

Se aprovado, o projeto vigorará a partir de 2013.

TERREMOTO, TSUNAMI E CRISE NUCLEAR ABREM MOMENTO ADVERSO NA HISTÓRIA DO JAPÃO

YAMAGATA OFERECE SERVIÇO GRATUITO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS TRABALHISTAS

A Secretaria do Trabalho de Yamagata oferece atendimento gratuito para que trabalhadores e empregadores resolvam os problemas trabalhistas a fim de evitar que a disputa vá para o tribunal.

Os casos envolvendo trabalhadoras podem ser atendidos por mulheres.

As consultas são em japonês. Clique no panfleto e vejo os telefones de contato.

14 de dezembro de 2011

EMENDA QUE PERMITE A BRASILEIROS NO EXTERIOR ELEGER DEPUTADOS É CONSIDERADA CONSTITUCIONAL

O Projeto de Emenda Constitucional (PEC) do deputado federal Manoel Júnior (PMDB-PB), que dá direito aos brasileiros vivendo no exterior de votarem para deputado federal, não fere a Constituição Brasileira.

Foi a conclusão que chegou o deputado Cleber Verde (PRB-MA), relator do projeto. Cleber pede o voto pela "admissibilidade" do PEC, que significa que o projeto não é anticonstitucional.

Leia neste link a íntegra do texto do relator. Na foto, o deputado Cleber Verde.

12 de dezembro de 2011

MAIS DE 30% DAS MULHERES SOLTEIRAS JAPONESAS VIVEM NA LINHA DE POBREZA

Segundo um estudo feito pelo Instituto Nacional de Seguridade Social do Japão, 32% das mulheres entre 20 e 64 anos de idade que vivem sozinhas, com ou sem filhos, são pobres, informou o Majorix News.

Ainda segundo o estudo, entre as mulheres acima dos 64 anos de idade esse índice sobe para 52%.

JAPÃO NUMA PERIGOSA ROTA DE ESVAZIAMENTO DE CAPITAL

11 de dezembro de 2011

ADVOGADOS TRABALHISTAS BUSCAM NOVAS EMENDAS PARA A ESTABILIDADE NO EMPREGO

O secretário-geral da Associação Japonesa de Advogados Trabalhistas, Yosuke Mizoguchi, disse no dia 9, que a entidade vai continuar apresentando aos parlamentares japoneses emendas a fim de tornar o emprego dos trabalhadores não-efetivos mais estável e seguro.
Ele lamentou o fato dos três maiores partidos japoneses - o Democrático, o Liberal-Democrata e o Novo Komeito - não terem apoiado a revisão da Lei de Haken.

Segundo Mizoguchi, a Associação continuará buscando soluções para a melhoria das condições de trabalho dos temporários.

A maioria dos trabalhadores brasileiros no país está sob contrato de trabalho não-efetivo ou temporário.

DESEMPREGO É MENOR EM SHIMANE

Segundo os últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social, os índices de desemprego mais baixos estão em Shimane (2,9%), Fukui (3%) e Nagano (3,2%). Os índices mais altos são das províncias de Okinawa (7%), Fukuoka (5,8%) e Aomori (5,3%).

A média nacional em outubro foi de 4,5%. Veja o gráfico. A linha em vermelho mostra o desemprego nacional sem os índices das províncias de Iwate, Miyagi e Fukushima.

JAPÃO PEDE APOIO DOS EUA PARA COMEÇAR TEMPORADA DE CAÇA A BALEIAS

FIFA JUSTIFICA MUNDIAL DE CLUBES NO JAPÃO