
O governo brasileiro e o governo japonês realizaram no dia 17, em Brasília, a Quinta Reunião de Cooperação Consular, quando os dois países trocaram propostas relacionadas ao apoio das comunidades em ambos os lados, além de temas envolvendo os serviços consulares, informou o Ministério das Relações Exteriores do Japão no dia 19.
Pelo lado brasileiro participaram o embaixador Eduardo Gradilone, da Subsecretaria Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior, e a ministra Luiza Lopes da Silva, diretora do Departamento Consular e de Brasileiros no Exterior. Pelo lado japonês estiveram presentes na reunião o embaixador do Japão no Brasil, Akira Miwa, e o diretor do Departamento de Assuntos Consulares do Ministério das Relações Exteriores do Japão, Mikio Numata.
Os pontos discutidos giraram em torno da extensão do tempo do visto para empresários em viagens de negócios em ambos os países e da ajuda do Japão à comunidade brasileira no país. Segundo o informe, o governo brasileiro teria agradecido o Japão pelo "Plano de Ação de Medidas para Residentes Estrangeiros de Descendência Japonesa", anunciado em 31 de março.
Os japoneses pediram ainda para que seja facilitada a concessão da carteira de habilitação no Brasil para seus nacionais. O comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores do Japão não detalhou os pedidos feitos pelo governo brasileiro.
A reunião anterior aconteceu em 25 de março de 2010, na capital japonesa.
0 comentários:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.