4 de outubro de 2011

REUNIÃO DAS CIDADES COM GRANDE CONCENTRAÇÃO DE ESTRANGEIROS ACONTECE EM IIDA, NAGANO

Dia 8 de novembro, a partir das 10h30, no Hotel Silk (シルクホテル), em Iida, Nagano, acontece a Reunião das Cidades com Grande Concentração de Estrangeiros, uma iniciativa do governo japonês e que reúne acadêmicos, autoridades e convidados para discutirem os problemas da comunidade estrangeira no país.

Qualquer pessoa pode participar enviando este formulário até o dia 18 de outubro. Os debates e os documentos são todos em língua japonesa e não há tradução.

A primeira Reunião das Cidades com Grande Concentração de Estrangeiros aconteceu em 2001 na cidade de Hamamatsu, Shizuoka, e foi uma iniciativa do ex-prefeito da cidade, Yasuyuki Kitawaki. Desde então, o encontro acontece anualmente.

Entre os coordenadores estão Keizo Yamawaki, da Universidade Meiji, Yasushi Iguchi, da Universidade Kwansei Gakuin, e Shigehiro Ikegami, da Universidade Shizuoka Bunka Geijutsu.

Vários membros da comunidade brasileira também já pariticipam de edições anteriores do evento como a professora Lilian Hatano, da Universidade Kinki, e Edilson Kinjo, da NPO (new) SAB - Associação Amigos do Brasil.

As cidades que fazem parte da Reunião somam 28 e são: Isezaki, Ota e Oizumi (Gunma); Ueda e Iida (Nagano); Ogaki, Minokamo e Kani (Gifu); Hamamatsu, Fuji, Iwata, Kakegawa, Fukuroi, Kosai e Kikugawa (Shizuoka); Toyohashi, Toyota, Komaki e Chiryu (Aichi); Tsu, Yokkaichi, Suzuka, Kameyama e Iga (Mie); Nagahama, Koka e Konan (Shiga); e Soja (Okayama).

Apesar da Reunião abordar os problemas de todas as nacionalidades vivendo no país, as cidades que fazem parte são justamente aquelas com grande concentração de brasileiros.

A foto é da Reunião de 2010 que está publicada no site http://www.shujutoshi.jp . Abaixo o panfleto de divulgação.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.