31 de dezembro de 2011

CONFIRA O ÍNDICE DE DESEMPREGO MÊS A MÊS


O índice de desemprego no Japão em novembro ficou em 4,5% (confira na tabela). O índice não leva em conta o desemprego nas províncias de Iwate, Miyagi e Fukushima, e as pessoas que deixaram de procurar emprego nos últimos seis meses.

Cerca de 2,8 milhões de pessoas estão a procura de um posto de trabalho.

O desemprego está maior na faixa entre 15 e 24 anos de idade (8%), seguido da faixa de 25 a 34 anos de idade (5,3%).

Em relação a demissão futura de trabalhadores não-efetivos, 30% das empresas que empregam essa mão-de-obra responderam a pesquisa mensal feita pelo governo. A previsão é de demissão de 1,5 mil trabalhadores entre janeiro e fevereiro, a maioria devido a não renovação do contrato.

28 de dezembro de 2011

GOVERNO DEVE COMEÇAR CLASSIFICAÇÃO DE TRABALHADORES ESTRANGEIROS QUALIFICADOS NESTA PRIMAVERA

O governo japonês anunciou que deve começar o sistema de seleção de entrada de trabalhadores estrangeiros qualificados no país a partir desta primavera, informou a Kyodo.

Segundo o ministro da Justiça, Hideo Hiraoka (foto), os que tiveram a pontuação mais alta receberão tratamento preferencial.

O governo irá classificar esses trabalhadores em três categorias: pesquisa acadêmica, habilidades altamente especializadas e gestão e administração.

PRODUÇÃO INDUSTRIAL JAPONESA CAI 2,6% EM NOVEMBRO

22 de dezembro de 2011

RELATÓRIO APONTA JAPÃO COMO OITAVO NA ROTA DO TRÁFICO DE BRASILEIRAS PARA PROSTITUIÇÃO

Um relatório citado na CPI do Tráfico Humano do Senado, no dia 21, aponta o Japão como o oitavo país na rota do tráfico de brasileiras para a prostituição.

Segundo reportagem da Agência Brasil, o primeiro país que mais recebe brasileiras traficadas para a prostituição seria a Espanha (36%), seguido de Portugal (20%), Itália (8%), França (6%), Israel (6%), Suíça (6%) e Estados Unidos (6%). Cerca de 800 a 900 brasileiras são traficadas por ano para a indústria do sexo. O Japão somaria 4% desse total, ou cerca de 32 a 36 mulheres.

O relatório, patrocinado por várias entidades de defesa dos direitos humanos, aponta os estados de Pernambuco, Bahia e Maranhão como sendo a origem das brasileiras traficadas para o Japão. O Rio de Janeiro aparece como a cidade-rota desse tráfico humano. O documento traz depoimentos de vítimas que afirmam terem trabalhado no Japão.

O relatório completo pode ser lido neste link.

HONDA FOGE DO IENE FORTE AO INVESTIR NA AMÉRICA DO NORTE

TOYOTA PREVÊ RECORDE DE VENDAS EM 2012

JAPÃO PREVÊ EXPANSÃO DE 2,2% EM 2012

20 de dezembro de 2011

GOVERNO DEFINE VALORES DO NOVO KODOMO TEATE

O governo definiu os valores do novo Subsídio às Crianças (Kodomo Teate), que deve entrar em vigor no mês de junho de 2012, informou o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social.

Cada criança até três anos incompletos receberá 15 mil ienes.

A partir de três anos de idade até completar o shogakko, o sistema muda. Se a família tiver uma ou duas crianças, recebe 10 mil ienes. A partir da terceira criança o valor sobre para 15 mil ienes.

Se a criança estiver no chuugakko, cada uma recebe 10 mil ienes.

Para as famílias com dois filhos e com renda familiar anual abaixo de 9,6 milhões, será pago um subsídio de cinco mil ienes por adolescente até o final do kootogakko. A foto é da Reuters.

CHANCE DE TERREMOTOS NÃO AUMENTOU NOS ÚLTIMOS ANOS

18 de dezembro de 2011

FISCALIZAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL DE HOKKAIDO FLAGRA IRREGULARIDADES

Uma fiscalização surpresa da Secretaria de Trabalho de Hokkaido constatou que 46% dos canteiros de obras da província apresentaram casos de violação das normas de segurança, informou a imprensa local.

Os fiscais do trabalho estiveram em 258 locais diferentes constatando irregularidades em 118 deles. As violações das normas de segurança e trabalhistas incluíam desde a falta de equipamentos de trabalho adequados até a subcontratação irregular.

A fiscalização aconteceu sem aviso prévio entre os dias 17 e 31 de outubro.

CRISE DA DÍVIDA TRAVARÁ BOLSAS NO JAPÃO E NA EUROPA EM 2012

17 de dezembro de 2011

GOVERNO PLANEJA TORNAR OBRIGATÓRIA A RECONTRATAÇÃO DE EMPREGADOS IDOSOS

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social planeja tornar obrigatória a recontratação dos trabalhadores que chegam a idade de se retirar da empresa.

No Japão, os empregados que alcançam os 60 anos de idade, tem de se afastar da empresa, recebendo todos os direitos trabalhistas.

No entanto, a fim de manter esses trabalhadores contribuindo para a previdência, o governo pensa em criar a obrigatoriedade das empresas recontrarem esses mesmos empregados até os 65 anos de idade.

Se aprovado, o projeto vigorará a partir de 2013.

TERREMOTO, TSUNAMI E CRISE NUCLEAR ABREM MOMENTO ADVERSO NA HISTÓRIA DO JAPÃO

YAMAGATA OFERECE SERVIÇO GRATUITO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS TRABALHISTAS

A Secretaria do Trabalho de Yamagata oferece atendimento gratuito para que trabalhadores e empregadores resolvam os problemas trabalhistas a fim de evitar que a disputa vá para o tribunal.

Os casos envolvendo trabalhadoras podem ser atendidos por mulheres.

As consultas são em japonês. Clique no panfleto e vejo os telefones de contato.

14 de dezembro de 2011

EMENDA QUE PERMITE A BRASILEIROS NO EXTERIOR ELEGER DEPUTADOS É CONSIDERADA CONSTITUCIONAL

O Projeto de Emenda Constitucional (PEC) do deputado federal Manoel Júnior (PMDB-PB), que dá direito aos brasileiros vivendo no exterior de votarem para deputado federal, não fere a Constituição Brasileira.

Foi a conclusão que chegou o deputado Cleber Verde (PRB-MA), relator do projeto. Cleber pede o voto pela "admissibilidade" do PEC, que significa que o projeto não é anticonstitucional.

Leia neste link a íntegra do texto do relator. Na foto, o deputado Cleber Verde.

12 de dezembro de 2011

MAIS DE 30% DAS MULHERES SOLTEIRAS JAPONESAS VIVEM NA LINHA DE POBREZA

Segundo um estudo feito pelo Instituto Nacional de Seguridade Social do Japão, 32% das mulheres entre 20 e 64 anos de idade que vivem sozinhas, com ou sem filhos, são pobres, informou o Majorix News.

Ainda segundo o estudo, entre as mulheres acima dos 64 anos de idade esse índice sobe para 52%.

JAPÃO NUMA PERIGOSA ROTA DE ESVAZIAMENTO DE CAPITAL

11 de dezembro de 2011

ADVOGADOS TRABALHISTAS BUSCAM NOVAS EMENDAS PARA A ESTABILIDADE NO EMPREGO

O secretário-geral da Associação Japonesa de Advogados Trabalhistas, Yosuke Mizoguchi, disse no dia 9, que a entidade vai continuar apresentando aos parlamentares japoneses emendas a fim de tornar o emprego dos trabalhadores não-efetivos mais estável e seguro.
Ele lamentou o fato dos três maiores partidos japoneses - o Democrático, o Liberal-Democrata e o Novo Komeito - não terem apoiado a revisão da Lei de Haken.

Segundo Mizoguchi, a Associação continuará buscando soluções para a melhoria das condições de trabalho dos temporários.

A maioria dos trabalhadores brasileiros no país está sob contrato de trabalho não-efetivo ou temporário.

DESEMPREGO É MENOR EM SHIMANE

Segundo os últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social, os índices de desemprego mais baixos estão em Shimane (2,9%), Fukui (3%) e Nagano (3,2%). Os índices mais altos são das províncias de Okinawa (7%), Fukuoka (5,8%) e Aomori (5,3%).

A média nacional em outubro foi de 4,5%. Veja o gráfico. A linha em vermelho mostra o desemprego nacional sem os índices das províncias de Iwate, Miyagi e Fukushima.

JAPÃO PEDE APOIO DOS EUA PARA COMEÇAR TEMPORADA DE CAÇA A BALEIAS

FIFA JUSTIFICA MUNDIAL DE CLUBES NO JAPÃO

6 de dezembro de 2011

CÉSIO É ENCONTRADO EM LEITE EM PÓ

Uma amostra de leite em pó da marca Step, fabricado pela Meiji, apresentou alto grau de radioatividade por césio, informou a imprensa japonesa. A empresa confirmou a contaminação.

O lote de 400 mil latas de 850 gramas, que venceria em outubro de 2012, foi recolhido pela Meiji. Veja o vídeo.

ÁGUA RADIOATIVA VAZA DE FUKUSHIMA

25 de novembro de 2011

TOYOTA MANTÉM PRODUÇÃO REDUZIDA NO SUDESTE DA ÁSIA E NA ÁFRICA

BRASILEIRAS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA NO EXTERIOR GANHAM SERVIÇO DE APOIO

PROJETO QUE DÁ DIREITO AOS BRASILEIROS NO EXTERIOR DE ELEGEREM DEPUTADOS TEM NOVO RELATOR

O projeto-lei do deputado Manoel Junior (PMDB-PB), que dá direito aos brasileiros no exterior de elegerem deputados federais, ganhou um novo relator. O deputado Cleber Verde (PRB-MA, foto) foi designado no dia 24 para relatar ao projeto que tramita desde 2009 na Câmara dos Deputados.

O projeto-lei está na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC ) da Câmara e se for aprovado, será o primeiro passo para que os brasileiros no exterior possam eleger parlamentares que os representem no Congresso.

24 de novembro de 2011

TERREMOTO DE 5 GRAUS FRACO ATINGE HOKKAIDO

Um tremor de 5 graus fraco atingiu hoje, às 19h25, a província de Hokkaido. O epicentro do terremoto foi na cidade de Urakawa.

Na escala Richter, o tremor marcou 6,1 graus e ocorreu a 30 km de profundidade, alcançando toda a região de Tohoku.

 Não há perigo de tsunami. Veja a ilustração da Agência de Meteorologia.

DESEMPREGO E EVASÃO ESCOLAR EM SHIGA

ESTUDO APONTA MEDIDAS QUE LIVRARAM BRASIL E ALEMANHA DO DESEMPREGO ACENTUADO DURANTE A CRISE